Como se cadastrar

Para ter acesso ao SEI!, o cadastramento do usuário é obrigatório.

Os usuários internos são os colaboradores responsáveis por realizar e acompanhar o trâmite dos processos ou elaborar e assinar documentos dentro dos órgãos.

Os usuários externos são pessoas físicas ou jurídicas, organizações civis e o cidadão em geral, que não possuem vínculo trabalhista com administração executiva. O acesso se estende aos órgãos de qualquer esfera administrativa: federal, estadual ou municipal; e demais poderes.

O usuário interno tem acesso a todas as funcionalidades do sistema. Já o externo poderá acessar processos e assinar documentos internos disponibilizados pela administração.

Veja o passo a passo de como se cadastrar e começar a utilizar o sistema.

Cadastro de Usuário Interno

O usuário interno deve preencher os formulários relacionados abaixo e seguir todos os passos descritos. Com os formulários preenchidos, o servidor deve solicitar a autorização do seu chefe imediato, assinado e carimbado.

São disponibilizados os seguintes perfis de usuário:

  1. Básico: destinado a criação, instrução e tramitação de processos; produção e assinatura de documentos;
  2. Colaborador: destinado a criação, instrução e tramitação de processos e produção de documentos sem poder de assinatura;

Observe atentamente o passo a passo:

Baixe o Termo de Acesso e Responsabilidade editável (versão Word)

Acesso para Assinatura Digital de Documentos e Processos (Usuário Externo)

O usuário externo é uma pessoa física ou jurídica que terá acesso a processos e documentos disponibilizados pela administração pública para serem assinados digitalmente. A assinatura digital garante a autenticação da informação digital, substituindo à assinatura física e eliminando a necessidade de ter uma versão em papel do documento que necessita ser assinado.

Para ter esse acesso, deve-se preencher um pré-cadastro para criação de login e senha de acesso e, concluí-lo encaminhando toda a documentação para aprovação do cadastro. Sempre que for disponibilizado um novo processo ou documento a ser assinado, o usuário será notificado por e-mail.

Para se cadastrar, o usuário externo deve acompanhar as seguintes etapas:

  • 1º passoRealize o Pré-Cadastro.
  • 2º passo - Em seguida, preencha corretamente os itens do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, sem abreviações.
  • 3º passo – Entregue na Secretaria de Gestão e Planejamento, situada na Avenida República do Líbano, nº 1.945, Setor Oeste, Goiânia - Goiás, cópia dos seguintes documentos:
    1. Documentos de Identificação (RG, CPF ou CNPJ);
    2. Termo de Declaração de Concordância e Veracidade devidamente preenchido e com reconhecimento de firma por autenticidade ou por verdadeira;
  • 4º passo – Verifique o recebimento do e-mail de confirmação de cadastro e o endereço de acesso ao sistema.

Com o login e senha devidamente habilitados, o usuário externo já pode utilizar o SEI!. Ao se autenticar, o usuário terá acesso ao Controle de Acessos Externos com a relação de processos e os respectivos documentos a serem assinados.

Importante! O usuário externo só terá acesso ao processo ou documento quando a administração pública solicitar uma assinatura digital.

Baixe o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade editável (versão Word)

Atenção! Todos usuários do SEI! Devem preencher corretamente os termos. Formulários preenchidos de forma indevida, com campos em branco, letras ilegíveis, sem a devida assinatura do responsável pela área, não serão cadastrados. O preenchimento de todos os campos é pré-requisito para o cadastramento. Consulte legislação, normas e procedimentos referentes ao sistema.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Suporte ao Sistema.